segunda-feira, 30 de junho de 2008

Um ano depois ...

... da entrada em vigor da lei do tabaco, Inglaterra reduziu em 400 mil fumadores! De acordo com os especialistas, a quebra no número de fumadores vai permitir a diminuição de 40 mil mortes devidas ao tabaco nos próximos dez anos.
A lei inglesa, que entrou em vigor a 1 de Julho de 2007, é semelhante à portuguesa, a qual proíbe o fumo em todos os locais fechados, incluindo bares e restaurantes.
Em termos de vendas, no último ano foram comprados menos 6% de maços de tabaco e além da diminuição de fumadores devido á lei recente, a quebra é ainda explicada pela proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos e ao aumento das taxas aplicadas. Exemplar...

domingo, 29 de junho de 2008

Cuidar, reciclar - Um verdadeiro 2 em 1

Haja vontade, colaboração e imaginação!

Para os mais distraidos, sugiro que ampliem a foto e observem os cinzeiros....

terça-feira, 24 de junho de 2008

Casa noturna vai usar "energia" da pista de dança para gerar eletricidade

Ora aqui está a prova de que se a população estiver disposta a isso, com um pouco de imaginação, há coisas tão simples, como dançar, que podem ajudar o ambiente. Por vezes, coisas que fazemos diariamente, de um modo quase que automático, que sem sabermos pode ser reaproveitado a favor do planeta. Em Londres inaugura no dia 10 de julho uma discoteca concebida de acordo com critérios ecológicos rígidos e muito específicos, na qual será até aproveitada a energia gerada pelas pessoas a dançar na pista de dança, para transformá-la em eletricidade. Segundo os donos do local, a pista pode gerar cerca de 60% da energia no prédio.
A discoteca oferecerá também bebidas orgânicas servidas em taças de policarbonato e funcionará com energia renovável, existindo ainda planos para instalar um sistema de água reciclada para os banheiros.
A entrada na discoteca custará 10 libras, mas poderão entrar de graça as pessoas que puderem provar que chegaram a pé, de bicicleta ou utilizando os transportes públicos.
O clube é de propriedade do multimilionário do sector imobiliário Andrew Charalambous, que preside uma organização de luta contra a mudança climática chamada Club4Climate e será o primeiro clube ecológico do país e apesar de não ser um investimento barato, a médio prazo trará os seus lucros. Mas é um exemplo para outros empresários que mesmo que não possam investir de maneira tão directa, podem de qualquer modo, dentro das suas possibilidades, conciliar o seu negócio com a ajuda á preservação deste nosso planeta, podendo até ser um exemplo e uma chamada de atenção para os jovens, ou seja, a tentativa de levar a geração do futuro a preocupar-se com o planeta e a sua destruição.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Ovelha, a Lagarta e a Nuvem

Convido-vos a ler aqui uma história escrita pelos jovens do Hospital de Alcoitão e alunos da E.B.1 de S.João do Estoril, turma do 3º/4º A.

Parabéns à Professora Sónia pelo excelente trabalho que realiza com estas crianças.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Honda lança carro a hidrogénio e electricidade ...




A Honda Motor Corporation anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade com emissões zero de poluição.

Denominado de FCX Clarity, este veículo de gama média emite apenas vapor de água, não lançando para a atmosfera nenhum dos gases normalmente considerados responsáveis pelo aquecimento global. Movido apenas a hidrogénio e a electricidade, o veículo apenas encontra 2 grandes obstáculos a uma maior produção, o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Descoberta acidental cria molécula que estimula maturação de células estaminais

Uma descoberta acidental durante uma experiência, levou investigadores da Universidade do Texas a criar uma pequena molécula que estimula a maturação de células estaminais do sistema nervoso, segundo a revista Nature Chemical Biology.
Esta descoberta poderá permitir no futuro a cultura de células estaminais nervosas de uma pessoa fora do corpo, estimular a sua maturação e reimplantá-las como células que possam funcionar no tratamento de várias doenças, podendo tornar-se no ponto de partida crítico para a medicina neurodegenerativa e a quimioterapia do cancro do cérebro.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

DOENÇA DOS PEZINHOS


Hoje li num jornal que uma equipa de investigadores portugueses era suposto publicar hoje um trabalho que traz uma nova esperança de cura para esta doença, que tem o nome científico de PARAMILOIDOSE.
A doença dos pezinhos é resultante de uma mutação hereditária e que afecta, principalmente, os portugueses.
A única terapia que, até agora, se praticava no combate da doença -e nem sempre eficaz- é o transplante do fígado.
Para os investigadores, a conjugação de dois compostos (doxiciclina e ácido taurousodeocicolico) poderá vir a constituir uma esperança no combate à doença.
O anúncio da investigação foi marcado para hoje porque a Associação Portuguesa de Paramiloidose pretende que a dta venha a ser instituída como Dia Nacional Contra a Paramiloidose.
Estima-se em cerca de 10.000 as pessoas afectadas por esta doença no nosso país.

domingo, 15 de junho de 2008

Energia eólica


é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

Conversão em energia eléctrica

Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia eléctrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia eléctrica.

A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes eléctricas como em lugares isolados.

Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia eléctrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts, - o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil - embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.

Nalguns países a energia eléctrica gerada a partir do vento representa uma significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal (dados de setembro de 2007) e na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.

A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito-estufa.

O custo da geração de energia eólica tem caído rapidamente nos últimos anos. Em 2005 o custo da energia eólica era cerca de um quinto do que custava no final dos anos 90, e essa queda de custos deve continuar com a ascensão da tecnologia de produção de grandes aerogeradores. No ano de 2003 a energia eólica foi a forma de energia que mais cresceu nos Estados Unidos.

Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de vento, a tecnologia utilizada continua a mesma de há 1.000 anos, tudo indicando que brevemente será suplantada por outras tecnologias de maior eficiência, como é o caso da turbovela, uma voluta vertical apropriada para capturar vento a baixar a pressão ao passar nos rotores axiais protegidos internamente. Esse tipo não oferece riscos de colisões das pás com objectos voadores (animais silvestres) e não interfere na audio-visão. Essa tecnologia já é uma realidade que tanto pode ser introduzida no meio ambiente marinho como no terrestre.

sábado, 14 de junho de 2008

CÃES EM CASA AFASTAM ALERGIAS

Cientistas alemães seguiram desde o nascimento e até aos seis anos cerca de 9.000 crianças e constataram que "a presença de um cão em casa estava claramente associada a uma taxa significativamente mais fraca de sensibilização aos pólens e às alergias inaladas", informa a edição de Maio do "European Respiratory Journal".
Este efeito protector não foi observado em crianças que contactavam frequentemente com cães, mas que não os tinham em casa.
A protecção pode dever-se à forte exposição dos menores a um certo número de germes que os cães recolhem no exterior e trazem para casa nos pêlos.
Fonte: Lusa

terça-feira, 10 de junho de 2008

Poupe Luz - pelo planeta, pela sua carteira....

Para começar, privilegie as soluções de iluminação baseadas em lâmpadas fluorescentes, quer as clássicas de tubos, quer as compactas. Uma lâmpada de baixo consumo de 20 Watts (W) proporciona a mesma luz que uma lâmpada convencional de 100 W, sendo que, ao final de um ano, terá uma poupança de cerca de 3 euros por cada hora diária de utilização.

Outra atitude que faz toda a diferença é desligar as luzes quando deixa de utilizar os espaços.

Utilize racionalmente os dispositivos de protecção de luz das janelas, como estores ou persianas, de modo a evitar deixar aquecer desnecessariamente os espaços no Verão. No entanto, no Inverno, consoante a exposição solar, a situação pode ser a inversa. Consome mais energia e é mais caro refrigerar ou aquecer um espaço do que iluminá-lo.

Se não conseguir evitar a utilização de lâmpadas muito potentes, use reguladores de intensidade nesses dispositivos de iluminação.

Os abat-jours muito opacos são outro tipo de iluminação que podem sair caros, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.

Um conselho já conhecido é o isolamento dos espaços onde instalar fontes de aquecimento ou arrefecimento localizadas, por exemplo, caloríficos e ar condicionado, fechando e calafetando

segunda-feira, 9 de junho de 2008


A conferência da ONU sobre a biodiversidade, reuniu-se em Bona (Alemanha) e aprovou um conjunto de medidas, entre as quais a criação da primeira reserva natural de fundo marinho. As medidas aprovadas pelos representantes dos 191 países reunidos durante duas semanas naquela cidade, visam proteger a vida selvagem e os ecossistemas ameaçados. A Conferência aprovou a criação de zonas protegidas em alto mar e a inscrição de dezenas de milhões de hectares suplementares na lista de territórios protegidos.
Entre os motivos de satisfação dos presentes, figura um avanço sobre o acesso aos recursos genéticos e a partilha de benefícios decorrentes da sua utilização. O Ministro do Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, representante do país anfitrião, durante 12 dias, na IX Conferência da Convenção sobre a diversidade biológica (CDB), aprovada em 1992 na cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, considerou a conferência um exito, pois afirma que pela primeira vez em 15 anos, alcançaram um soluções sobre uma questão que envenenava as relações entre países industrializados e países em desenvolvimento, desde 1992. As florestas tropicais dos países em desenvolvimento abrigam uma fauna e flora de grande riqueza genética mas são os grandes grupos dos países industrializados que dispõem da tecnologia necessária para os explorar. Os participantes concordaram em concluir, no prazo de dois anos, a preparação de um conjunto de propostas sobre esta questão, que deverão ser aprovadas na próxima conferência, em Nagoia, no Japão, em 2010.

domingo, 8 de junho de 2008

Para ver, reflectir e intervir.


Vi esta notícia e não pude deixar de a colocar aqui. Pode não parecer nada de especial, mas para mim torna-se importante por se relacionar com algo que tem muito significado para mim, os maus tratos contra animais. Infelizmente ainda vivemos num mundo, numa sociedade em que os animais são tratados como objectos e não como seres vivos e os maus tratos a que muitos são sujeitos não são penalizados ... quantos animais se vêem abandonados nas ruas todos os dias? Quantos animais se vêem fechados em pequenos espaços sem condições nenhumas, alguns dos quais sem contacto com o exterior? E o que dizer de toda indiferença que se dá a maior parte destas situações? Fala-se agora muito de cães perigosos ... então as pessoas perigosas? Os donos perigosos? Assisti eu, pessoalmente, a situações de adopções de cães, que mais tarde se veio a confirmar ser apenas para lhes fazer mal, por puro prazer cruel... pois bem, está na hora de as pessoas serem penalizadas pelos maus tratos a estes nossos amiguinhos, como se estas vítimas fossem pessoas... como tal, vi com satisfação esta notícia :



"Parlamentar peruano acusado de matar cão a tiro. Segundo uma sua vizinha, o parlamentar peruano Miro Ruiz terá atingido com três tiros o cão dela, um Schnauzer de nome Matias, o que lhe veio a provocar a morte. Este desentendimento com o cão de Wendoly Cardenas pode estar relacionado com o facto de o político fazer criação de patos e o cão assustar as aves. Argumentando que tem testemunhas que confirmam a sua versão dos factos, Wendoly Cardenas já apresentou uma queixa contra o parlamentar, que se diz inocente e nunca ter usado uma arma para nada, muito menos para abater um cão. A verdade é que este caso tem agitado a comunidade política peruana, tendo já havido intervenções importantes contra Miro Ruiz, quer do primeiro-ministro, quer do líder do seu próprio partido. O político vai mesmo ser alvo de uma investigação por parte do conselho de ética do congresso, que pretende apurar rapidamente a verdade dos factos e, a ser verdade o que se diz, fazer com que o parlamentar seja punido."



Talvez a investigação seja encerrada sem conclusões, mas é bom saber que pelo menos se levantam as vozes contra este tipo de situações. Em especial por, apesar do visado ser alguém com alguma visibilidade e poder, isso não impedir que se faça justiça.

Vem aí a época mais complicada do ano, mas já existem soluções. Petsitters, dogwalkers, a boa vontade dos vizinhos... não é preciso tratar mal os animais, seja por falta de paciência, por falta de tempo... e apesar de não serem muito conhecidas, há leis contra os maus tratos, é crime!!

Vamos fazer o que está certo, hum?

sexta-feira, 6 de junho de 2008


Projecto Extensity



Portugal detém as primeiras pastagens semeadas, permanentes, biodiversas e ricas em leguminosas para a retenção de carbono, contribuindo para o cumprimento do Protocolo de Quioto. Inseridas no Extensity, um liderado pelo Instituto Superior Técnico (IST), que visa optimizar o desempenho económico, social e ambiental das explorações agrícolas, estas pastagens devido à sua maior produtividade, levam a aumentos significativos de matéria orgânica no solo, a qual é constituída em 58 por cento por carbono. Quanto mais carbono for retido no solo, menos dióxido de carbono será emitido para a atmosfera, contribuindo para a redução de gases de efeito de estufa. Os resultados disponíveis indicam que estas pastagens têm capacidade para aumentar em 0,2 por cento por ano o teor de matéria orgânica no solo, durante pelo menos 10 anos. A este aumento de matéria orgânica no solo corresponde uma redução de cinco toneladas de CO2 na atmosfera, de acordo com o IST.

O projecto Extensity tem vindo a realizar o melhor trabalho técnico possivel para que Portugal possa beneficiar o máximo deste sistema. Exemplificando, se Portugal implementasse 300 mil hectares destas pastagens, seriam fixadas anualmente 1,5 milhões de toneladas de CO2, na ordem de metade do défice de Portugal no Protocolo de Quioto.

9º MANDAMENTO DA ECOCONDUÇÃO


quinta-feira, 5 de junho de 2008

quarta-feira, 4 de junho de 2008

AMI - Reciclagem de Radiografias

13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias: 5 a 30 de Junho de 2008
A AMI realiza, desde 1996, anualmente a Campanha de Reciclagem de Radiografias.
Em semanas previamente anunciadas a AMI apela para que a população em geral contribua deixando as suas radiografias com mais de 5 anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico nos sacos disponíveis em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.
Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.
Ao participar está também a proteger o ambiente: reciclar as radiografias evita lixo e recupera um metal precioso.
Como vê, não só ajuda os outros como se ajuda a si próprio e aos seus filhos a preservar o planeta.
É graças ao apoio de ANF - Associação Nacional de Farmácias, Young&Rubicam, TNT e de

muitas outras entidades, a AMI consegue realizar esta campanha.


7º MANDAMENTO DA ECOCONDUÇÃO


terça-feira, 3 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008