sexta-feira, 5 de junho de 2009

HOJE É O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE ...

E uma jovem portuguesa de 14 anos venceu o prémio europeu do Concurso Internacional de Pintura Infantil das Nações Unidas sobre o meio ambiente, no qual participaram mais de 10.000 crianças.
A professora de Educação Visual de Patrícia Santos, a jovem que venceu o prémio europeu do concurso de pintura infantil das Nações Unidas dedicado ao Ambiente, considera que a aluna de 14 anos tem características raras.

Patrícia Jesus Santos, estudante do 9º ano na Escola Infante D.Pedro, na Figueira da Foz, venceu o Primeiro Prémio Regional Europa, no qual participaram 9500 crianças de 32 países europeus, com um cartaz em que um girassol simboliza o planeta e as folhas as várias fontes de poluição.

O girassol apresenta-se doente, de termómetro na boca, com as folhas estragadas por agressões que vão desde a poluição marítima e atmosférica, aos incêndios florestais e indústrias poluentes.

Uma tesoura de podar - representando o ambiente sustentável e a conservação da Natureza - dedica-se a erradicar as folhas doentes, cortando-as, enquanto ao fundo rebenta, já, uma folha saudável, sinal de esperança.

Em declarações à Lusa a jovem explicou que o cartaz vencedor, subordinado ao tema das alterações climáticas, "representa os problemas a que o mundo está sujeito, com a maioria das actividades humanas que o prejudicam". "E a tesoura e a mão significam os pequenos gestos que podemos fazer para melhorar", acrescentou Patrícia Santos.

"A Patrícia tem características muito extraordinárias e muito raras. É raro que uma aluna de 14 anos consiga este grau de perfeição e representação", disse hoje à agência Lusa a professora Conceição Caleia.

A docente da escola Infante D.Pedro, em Buarcos, Figueira da Foz, frisa no entanto que a prestação da jovem "não é de todo uma surpresa" para a comunidade escolar onde está inserida, representando muito trabalho e dedicação da aluna.

"Tem essas competências inatas e raras, mas também acho que o talento se constrói, desenvolve e trabalha. Envolve sacrifício e empenhamento. A Patrícia tem a noção disso e trabalha nesse sentido", frisou.

Já o presidente do Conselho Executivo do estabelecimento de ensino, Pedro Mota Curto, considerou que o prémio "também foi uma vitória para a escola". "É uma escola pequena, numa cidade pequena, afastada dos grandes centros. Ficamos muito satisfeitos por na Figueira da Foz haver alguém capaz de um trabalho destes, uma aluna e uma professora".

A estudante receberá um prémio de mil dólares (cerca de 700 euros) e uma viagem com acompanhante para a Conferência Internacional de Crianças Tunza, em Daejon, na Coreia do Sul, de 17 a 20 de Agosto.

A pintura de Patrícia Santos, bem como os de outros vencedores, será exibida em exposições no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que se realiza em Copenhaga, de 7 a 18 de Dezembro próximo.

Hoje, Dia Mundial do Ambiente, decorre na escola Infante D.Pedro, pelas 15h30, a cerimónia de entrega do prémio a Patrícia Santos, na presença de representantes da autarquia da Figueira da Foz e do Ministério do Ambiente.

No Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Ambiente - cujo vencedor será divulgado na Coreia do Sul, em Agosto - participaram mais de 19 mil crianças de 89 países, com idades entre cinco e 14 anos.

Este concurso anual, na décima oitava edição, é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), Fundação para a Paz e Ambiente (FGPE) e Grupos Bayer e Nikon.

O Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Ambiente já recebeu mais de 200 mil inscrições de mais de 100 países desde que realizou a sua primeira edição, em 1990.


............

O dia Mundial do Ambiente será assinalado, em Lisboa, com a projecção ao ar livre deste filme na Praça Luís de Camões, numa iniciativa da Fnac que pretende alertar o público para as questões ecológicas. A entrada é livre.

"Home"conta com imagens de 120 locais, em mais de 50 países, e filmadas ao longo de 217 dias.
O resultado é um olhar surpreendente sobre a Terra, as suas riquezas naturais e os ataques que sofre diariamente em diferentes partes do mundo, com imagens aéreas sobre locais marcantes.
In "Metro".

O filme tem mais de uma hora e é narrado por Glen Close.

4 comentários:

João Soares disse...

Podemos vê-lo interirinho aqui
http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U

@martasta disse...

Os parabéns à Patricia :)))

Gostava de ter ido ver ...
:(

beijocaaaaaaaaa

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, muitos parabéns â Patricia....
Beijos

Manuel Luis disse...

Vale a pena voltar a ver este documentário real.
Abraço,Manuel Luis
(batidasfotograficas.blogspot.com