Jangadas ecológicas descem o rio Douro em Junho
Jangadas artesanais tripuladas por dezenas de jovens vão descer o troço final do rio Douro, a 28 e 29 de Junho, numa iniciativa dos Ecoclubes de Portugal que pretende alertar a população para a preservação do ambiente.
«Queremos sensibilizar as pessoas para as questões ligadas à preservação ambiental, muito especialmente para a importância da reutilização de materiais», afirmou hoje Elisabete Silva, da organização desta iniciativa, em declarações à Lusa.
Por essa razão, as jangadas envolvidas nesta II Manifestação Ambiental no rio Douro devem ser, preferencialmente, construídas com material reutilizável.
Na edição de 2007, a Manifestação Ambiental contou com uma dezena de meia de jangadas, envolvendo cerca de 60 jovens, mas os promotores da iniciativa esperam «ter mais jangadas e mais jovens» este ano.
«Pode participar quem quiser, os único requisitos é que as jangadas não sejam motorizadas e que as velas tenham uma frase alusiva à qualidade ambiental«, frisou Elisabete Silva, acrescentando que as inscrições podem ser feitas até meados de Junho.
O programa prevê que os participantes se concentrem na manhã de 28 de Junho no Araínho de Zebreiros, levando lanche e almoço, sendo o jantar fornecido pela organização no Araínho de Avintes, local previsto para passarem a noite.
No segundo dia, os participantes cumprirão o trajecto final, entre o Araínho de Avintes e a Ribeira do Porto.
A iniciativa pertence aos Ecoclubes de Portugal, actualmente cerca de uma dezena, maioritariamente localizados na região norte do país.
«Os ecoclubes são grupos de jovens que organizam acções que visa promover a melhoria da qualidade de vida das populações, nas áreas da saúde e do ambiente», salientou Elisabete Silva.
Os ecoclubes nasceram na Argentina em 1992, a partir de grupos de alunos de escolas que promoviam campanhas de reciclagem junto das suas comunidades, tendo o movimento alastrado a toda a América Latina, América Central e, posteriormente, à Europa.
Actualmente existem cerca de 450 ecoclubes, em 20 países, envolvendo mais de 10 mil jovens.
Os ecoclubes são constituídos por crianças e jovens, entre os 10 e os 25 anos, que elegem os seus líderes e são responsáveis pelos projectos que se propõem desenvolver.
Todos os ecoclubes contam ainda com a participação de um facilitador, que é um adulto, cuja função é apoiar os jovens nas suas actividades.
Em Portugal, a Associação dos Amigos do Mindelo é a entidade promotora dos Ecoclubes.
Sem comentários:
Enviar um comentário