sexta-feira, 16 de maio de 2008

Petiscos solares.....

A fim de pôr à prova todas as potencialidades do Sol como fonte renovável de energia - já que as fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, se começam a esgotar - a experiência que se segue vai colocar o sol em colaboração directa connosco.
O Sol emite raios ultravioletas (que escurecem a pele nos dias quentes de Verão) mas também emite raios infravermelhos (que podem ser usados para aquecer ou até para cozinhar). Vamos experimentar?

O que é preciso?
  • Gomas
  • Quadrados de chocolate
  • Forma de lata
  • Forminhas de alumínio
  • Forminhas de papel

Como fazer?

- Forrar metade da forma de lata com forminhas de alumínio.

- Forrar metade da forma de lata com forminhas de papel.

- Colocar uma goma em cada forminha e logo a seguir colocar um quadrado de chocolate em cima de cada goma.

- Colocar a forma de aquecimento solar à luz directa do sol.

- Virar o aquecedor na direcção do sol à medida que este se deslocar no céu.

- Observar os ingredientes; quando o chocolate estiver derretido sobre a goma é altura de dar por terminada a experiência e comer a tão esperada guloseima... mas antes devem tirar-se as conclusões que suscitaram o interesse em saber se o sol é um bom "cozinheiro" ou não, isto é, o que acontece ao chocolate e às gomas depois de expostas ao sol? As guloseimas dentro da forminha de papel ficam prontas antes ou depois das que estão no alumínio?

2 comentários:

Raquel Costa disse...

Já fizemos forninhos solares No Mundo da Lua, que funcionam muito bem, houve até quem começasse a aquecer o almoço nos dias de maior sol (ficando espantado por não conseguir comer logo de seguida). tenho que experimentar as guloseimas que falas... parecem deliciosos.
Ás vezes a preguiça e a incredulidade de experimentar sobrepõe-se ao comodismo do forno eléctrico ou do micro-ondas. É pena!

Anónimo disse...

Qualquer dia também vou experimentar. Obrigada pela receita.