terça-feira, 10 de junho de 2008

Poupe Luz - pelo planeta, pela sua carteira....

Para começar, privilegie as soluções de iluminação baseadas em lâmpadas fluorescentes, quer as clássicas de tubos, quer as compactas. Uma lâmpada de baixo consumo de 20 Watts (W) proporciona a mesma luz que uma lâmpada convencional de 100 W, sendo que, ao final de um ano, terá uma poupança de cerca de 3 euros por cada hora diária de utilização.

Outra atitude que faz toda a diferença é desligar as luzes quando deixa de utilizar os espaços.

Utilize racionalmente os dispositivos de protecção de luz das janelas, como estores ou persianas, de modo a evitar deixar aquecer desnecessariamente os espaços no Verão. No entanto, no Inverno, consoante a exposição solar, a situação pode ser a inversa. Consome mais energia e é mais caro refrigerar ou aquecer um espaço do que iluminá-lo.

Se não conseguir evitar a utilização de lâmpadas muito potentes, use reguladores de intensidade nesses dispositivos de iluminação.

Os abat-jours muito opacos são outro tipo de iluminação que podem sair caros, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.

Um conselho já conhecido é o isolamento dos espaços onde instalar fontes de aquecimento ou arrefecimento localizadas, por exemplo, caloríficos e ar condicionado, fechando e calafetando

1 comentário:

Canephora disse...

Boa... vamos poupar... principalmente para lixar a cabeça aos senhores da EDP...
mas quanto aos reguladores de intencidade... desiludam-se.
As lâmpadas não têm tanto brilho, mas o acumulador do botão vai sempre consumindo... não se gasta na lâmpada, mas... gasta-se.

O melhor mesmo é lâmpadas de economia e quando não faz falta... apagar.