domingo, 8 de junho de 2008


Vi esta notícia e não pude deixar de a colocar aqui. Pode não parecer nada de especial, mas para mim torna-se importante por se relacionar com algo que tem muito significado para mim, os maus tratos contra animais. Infelizmente ainda vivemos num mundo, numa sociedade em que os animais são tratados como objectos e não como seres vivos e os maus tratos a que muitos são sujeitos não são penalizados ... quantos animais se vêem abandonados nas ruas todos os dias? Quantos animais se vêem fechados em pequenos espaços sem condições nenhumas, alguns dos quais sem contacto com o exterior? E o que dizer de toda indiferença que se dá a maior parte destas situações? Fala-se agora muito de cães perigosos ... então as pessoas perigosas? Os donos perigosos? Assisti eu, pessoalmente, a situações de adopções de cães, que mais tarde se veio a confirmar ser apenas para lhes fazer mal, por puro prazer cruel... pois bem, está na hora de as pessoas serem penalizadas pelos maus tratos a estes nossos amiguinhos, como se estas vítimas fossem pessoas... como tal, vi com satisfação esta notícia :



"Parlamentar peruano acusado de matar cão a tiro. Segundo uma sua vizinha, o parlamentar peruano Miro Ruiz terá atingido com três tiros o cão dela, um Schnauzer de nome Matias, o que lhe veio a provocar a morte. Este desentendimento com o cão de Wendoly Cardenas pode estar relacionado com o facto de o político fazer criação de patos e o cão assustar as aves. Argumentando que tem testemunhas que confirmam a sua versão dos factos, Wendoly Cardenas já apresentou uma queixa contra o parlamentar, que se diz inocente e nunca ter usado uma arma para nada, muito menos para abater um cão. A verdade é que este caso tem agitado a comunidade política peruana, tendo já havido intervenções importantes contra Miro Ruiz, quer do primeiro-ministro, quer do líder do seu próprio partido. O político vai mesmo ser alvo de uma investigação por parte do conselho de ética do congresso, que pretende apurar rapidamente a verdade dos factos e, a ser verdade o que se diz, fazer com que o parlamentar seja punido."



Talvez a investigação seja encerrada sem conclusões, mas é bom saber que pelo menos se levantam as vozes contra este tipo de situações. Em especial por, apesar do visado ser alguém com alguma visibilidade e poder, isso não impedir que se faça justiça.

Vem aí a época mais complicada do ano, mas já existem soluções. Petsitters, dogwalkers, a boa vontade dos vizinhos... não é preciso tratar mal os animais, seja por falta de paciência, por falta de tempo... e apesar de não serem muito conhecidas, há leis contra os maus tratos, é crime!!

Vamos fazer o que está certo, hum?

1 comentário:

Nicolle Zilli disse...

Já q vc se interessa por animais, estou com uma série de reportagem sobre animais no circo e gostaria da sua opinião,se quiser aparecer por la

http://adoravelmundoanimal.blogspot.com/