sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Lojas que vendem pilhas serão obrigadas a garantir a sua reciclagem...

As lojas que vendem pilhas passam a ser obrigadas a aceitar a devolução de baterias e acumuladores usados, assegurando a sua reciclagem e a eliminação dos resíduos, de acordo com um decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros. O novo regime jurídico estabelece igualmente a proibição de comercialização no mercado de pilhas e acumuladores com níveis de mercúrio e cádmio acima de determinados valores de concentração, preconizando "um melhor desempenho ambiental por parte dos agentes económicos que intervêm no ciclo de vida" destes objectos.



Em Portugal, a Ecopilhas é a entidade responsável pela gestão deste tipo de resíduos, tendo, de acordo com dados divulgados em Março passado, recolhido mais de 61 milhões de pilhas e acumuladores desde 2004.
No ano passado, foram recolhidas 19 milhões de unidades, o que representou um aumento de dez por cento relativamente a 2006.

1 comentário:

sónia disse...

Desconhecia esta obrigatoriedade das lojas. Costumo colocar no pilhão... Mais uma que aprendi hoje e vou passar aos meus alunos na devida altura ;)