sábado, 31 de maio de 2008

Animais e Bebés


AGORA PERCEBO POR QUE RAZÃO AS PESSOAS TÊM DE SE VER LIVRES DOS SEUS ANIMAIS QUANDO TÊM BEBÉS.
GUARDE ESTAS IMAGENS PARA QUANDO VOLTAR A OUVIR TAL DISPARATE.































AS PESSOAS SABERÃO O TAMANHO DA TUA ALMA PELO MODO COMO TRATAS OS ANIMAIS ...

Programa de reciclagem de rolhas de cortiça

A partir de dia 22 de Abril (Dia da Terra) será iniciada a recolha nos restaurantes.

No Dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) já poderá colocar as suas rolhas nos "Rolhinhas" dos Hipermercados Continente. Mais tarde a iniciativa será alargada a outros locais.

«O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber


Mais informações em http://earth-condominium.com/

'Bora lá reciclar?

3º MANDAMENTO DA ECOCONDUÇÃO


sexta-feira, 30 de maio de 2008

quinta-feira, 29 de maio de 2008

quarta-feira, 28 de maio de 2008

OS MANDAMENTOS DA ECOCONDUÇÃO

A partir de hoje, altura em que faço este intróito, publicarei os 10 mandamentos da ecocondução, ao ritmo de um por dia.
Se adoptarem um estilo de condução ecologicamente correcto podem diminuir o consumo do combustível do vosso automóvel e reduzir a vossa quota pessoal de emissões gasosas em 15%.
Poupam dinheiro e poupam o Planeta.
A condução ecológica é um conjunto de boas práticas que permite potenciar a eficiência energética dos automóveis, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes.
Sabiam, por exemplo, que a utilização do automóvel privado está centrado em percursos curtos, que não ultrapassam os 13 km? Nestes percursos de "pára-arranca" o motor sofre mais desgaste, funciona em baixo regime, variável e de menor eficiência.
Os benefícios de uma ecocondução são os seguintes:
Redução dos consumos energéticos e emissões de CO2 (10 a 15%);
Redução significativa do ruído;
Menores custos com combustível e manutenção automóvel;
Mais conforto e menos stresse na condução;
Maior fluidez e melhor organização do trânsito;
Melhorias na qualidade ambiental local, contribuindo para a redução das alterações climáticas;
Redução da sinistralidade rodoviária.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Se procuras saber mais sobre o que se faz de ciencia em Portugal, um bom ponto de partida e' a revista virtual: www.cienciahoje.pt

Ja ouviste falar no Concurso "Na Senda de Darwin"?
Do que e' que precisas?
Gostar de biologia
Gostar de viajar
Conhecer ou querer conhecer melhor a teoria evolutiva de Darwin - fala com o teu Professor preferido, forma uma equipa e entra no concurso.

O pre'mio e' uma viagem 'as Galapagos e ao Equador!

Para mais informacao:
www.cienciahoje.pt/index.php?oipd=26276&op=all

www.cienciahoje.pt/26136

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sabia que...

Mesmo que as emissões de gases, que provocam o efeito de estufa, fossem eliminadas hoje, o nível médio das águas do mar continuaria a subir nos próximos cem anos;
fc

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Até quando?Descargas no Trancão continuam dez anos depois da Expo

Dez anos depois da Expo 98, cujo projecto contemplava a despoluição completa do Trancão, ainda persistem os problemas de poluição no rio, porque há empresas que continuam a violar as regras de tratamento de esgotos.«Volta e meia identificamos descargas que vêm acabar de poluir o rio muito para além daquilo que já hoje seria razoável», denunciou Carlos Martins, da Simtejo, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Tejo e Trancão.O responsável identificou cerca de dez empresas que não estão ligadas ao sistema de saneamento, escusando-se a dizer publicamente os nomes.«Há muitas instalações, nomeadamente de agro-indústria, agropecuária e algumas até geradas fora do que era o desenho inicial deste sistema», ou seja, empresas que estão «localizadas em freguesias do concelho de Mafra», disse.Se as dez empresas mais gravosas fossem ligadas ao sistema de tratamento eram resolvidos 80 por cento dos problemas do Trancão.Ao medir a poluição no rio, há dez anos os sólidos suspensos totais apresentavam um valor de 229, enquanto actualmente não passam de 50, um valor que não permite a vida dos peixes.
(TSF 11:15 / 19 de Maio 08 )

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Petiscos solares.....

A fim de pôr à prova todas as potencialidades do Sol como fonte renovável de energia - já que as fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, se começam a esgotar - a experiência que se segue vai colocar o sol em colaboração directa connosco.
O Sol emite raios ultravioletas (que escurecem a pele nos dias quentes de Verão) mas também emite raios infravermelhos (que podem ser usados para aquecer ou até para cozinhar). Vamos experimentar?

O que é preciso?
  • Gomas
  • Quadrados de chocolate
  • Forma de lata
  • Forminhas de alumínio
  • Forminhas de papel

Como fazer?

- Forrar metade da forma de lata com forminhas de alumínio.

- Forrar metade da forma de lata com forminhas de papel.

- Colocar uma goma em cada forminha e logo a seguir colocar um quadrado de chocolate em cima de cada goma.

- Colocar a forma de aquecimento solar à luz directa do sol.

- Virar o aquecedor na direcção do sol à medida que este se deslocar no céu.

- Observar os ingredientes; quando o chocolate estiver derretido sobre a goma é altura de dar por terminada a experiência e comer a tão esperada guloseima... mas antes devem tirar-se as conclusões que suscitaram o interesse em saber se o sol é um bom "cozinheiro" ou não, isto é, o que acontece ao chocolate e às gomas depois de expostas ao sol? As guloseimas dentro da forminha de papel ficam prontas antes ou depois das que estão no alumínio?

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sabia que...

Até ao final do século as temperaturas médias do planeta poderão aumentar 2 a 4,5 graus centígrados ou mais;
fc

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Passeios Ambientais

Jangadas ecológicas descem o rio Douro em Junho

Jangadas artesanais tripuladas por dezenas de jovens vão descer o troço final do rio Douro, a 28 e 29 de Junho, numa iniciativa dos Ecoclubes de Portugal que pretende alertar a população para a preservação do ambiente.

«Queremos sensibilizar as pessoas para as questões ligadas à preservação ambiental, muito especialmente para a importância da reutilização de materiais», afirmou hoje Elisabete Silva, da organização desta iniciativa, em declarações à Lusa.

Por essa razão, as jangadas envolvidas nesta II Manifestação Ambiental no rio Douro devem ser, preferencialmente, construídas com material reutilizável.

Na edição de 2007, a Manifestação Ambiental contou com uma dezena de meia de jangadas, envolvendo cerca de 60 jovens, mas os promotores da iniciativa esperam «ter mais jangadas e mais jovens» este ano.

«Pode participar quem quiser, os único requisitos é que as jangadas não sejam motorizadas e que as velas tenham uma frase alusiva à qualidade ambiental«, frisou Elisabete Silva, acrescentando que as inscrições podem ser feitas até meados de Junho.

O programa prevê que os participantes se concentrem na manhã de 28 de Junho no Araínho de Zebreiros, levando lanche e almoço, sendo o jantar fornecido pela organização no Araínho de Avintes, local previsto para passarem a noite.

No segundo dia, os participantes cumprirão o trajecto final, entre o Araínho de Avintes e a Ribeira do Porto.

A iniciativa pertence aos Ecoclubes de Portugal, actualmente cerca de uma dezena, maioritariamente localizados na região norte do país.

«Os ecoclubes são grupos de jovens que organizam acções que visa promover a melhoria da qualidade de vida das populações, nas áreas da saúde e do ambiente», salientou Elisabete Silva.

Os ecoclubes nasceram na Argentina em 1992, a partir de grupos de alunos de escolas que promoviam campanhas de reciclagem junto das suas comunidades, tendo o movimento alastrado a toda a América Latina, América Central e, posteriormente, à Europa.

Actualmente existem cerca de 450 ecoclubes, em 20 países, envolvendo mais de 10 mil jovens.

Os ecoclubes são constituídos por crianças e jovens, entre os 10 e os 25 anos, que elegem os seus líderes e são responsáveis pelos projectos que se propõem desenvolver.

Todos os ecoclubes contam ainda com a participação de um facilitador, que é um adulto, cuja função é apoiar os jovens nas suas actividades.

Em Portugal, a Associação dos Amigos do Mindelo é a entidade promotora dos Ecoclubes.

Diário Digital / Lusa

terça-feira, 13 de maio de 2008

O meio ambiente


O meio ambiente afecta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução -- levando, por vezes, ao territorialismo -- mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento (estudado pela etologia, que também analisa a evolução dos comportamentos), através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente -- a sua qualidade -- determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo hábitat.

Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.

As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competição predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras (ver a página Relações Ecológicas). pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras (ver a página Relações Ecológicas).

Da evolução destes conceitos e da verificação das alterações de vários ecossistemas -- principalmente a sua degradação -- pelo homem, levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o Homem e a Biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social.

Olhos para ver + o mundo:



http://www.pangeaday.org/



Pangea Day foi neste passado 10 de Maio.

Curtas metragens de varias partes do globo - se tentares no proximo Pangea pode la estar a tua!
Onde ciencia e arte se encontram:
"Reflections on Science and Art"

Para + Informacao www.ibmc.up.pt/hybrid

domingo, 11 de maio de 2008

Ecologia

A Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive. Foi o cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, quem primeiro usou este termo para designar a parte da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

PASSEIOS AMBIENTAIS

Vejam!

Acontece dia 18 de Maio, em Alcochete.
Acontece dia 25 de Maio, em Alcochete.

Organizados pela Terramater.





Hipermercados Continente põem à venda 100 mil árvores para promover o ambiente

A cadeia de hipermercados Continente pôs hoje à venda 100 mil árvores e outros produtos verdes para incentivar a valorização da natureza e do ambiente. A iniciativa decorre até 15 de Junho e insere-se no projecto Hipernatura para requalificar jardins de 20 cidades do Norte ao Sul do país.As árvores podem ser obtidas pelo valor simbólico de dois euros, e pode-se escolher entre três espécies de coníferas: ciprestes, cedros do Buçaco e pinheiros. As árvores têm menos de um palmo de altura e vêm dentro de uma caixa de plástico.

Toda a ideia está associada ao projecto Hipernatura Continente, que tem como objectivo promover o ambiente e aumentar a qualidade de vida, através de um maior contacto com natureza. A Hipernatura está a trabalhar neste momento em 17 jardins do país para reabilitar ou construir de novo.

Parte das receitas da campanha reverterão para o esforço de requalificar esses jardins.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Reciclar Pilhas


As pilhas são um agente muito importante de poluição.

Se não forem colocadas em locais próprios para a sua reciclagem, transformam-se num agente de contaminação.

Como a rede de recolha não está instalada ainda em todos os Concelhos, se não tiver um Pilhão, perto da sua residência consulte:

http://www.ecopilhas.pt

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sabia que...

A maior frequência de secas e vagas de calor podem ser atribuídas às alterações climáticas provocadas pela acção do homem;
fc

domingo, 4 de maio de 2008

Sabia que...

Os níveis de dióxido de carbono e metano na atmosfera excedem os valores dos últimos 650 mil anos;

PORTUGAL E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS


Portugal já alcançou a meta europeia de consumo de electricidade produzida com fontes de energia "limpas".
De acordo com uma directiva europeia de 2001, em 2010, 39 por cento da electricidade consumida nos Estados-membros terá de ser produzida por fontes de energia alternativas. "Portugal não só ganhou esta aposta como vai ultrapassá-la face aos projectos concretos em curso e previstos para 2009 e 2010", defendeu o empresário Carlos Pimenta.
Ainda segundo este empresário, no próximo ano, deverá começar a funcionar um complexo de 19 fábricas, com sede em Viana do Castelo, que produzirá equipamentos eólicos para os mercados interno e externo.
O empresário adiantou, igualmente, que uma nova directiva europeia fixou para 2020 que 20 por cento da totalidade da energia consumida nos Estados-membros seja produzida por fontes renováveis, salientando que as fontes "limpas" têm quatro vantagens:
  • Produzem energia
  • Poupam importações
  • Geram emprego
  • São boas para o ambiente

Fonte: Dica da semana

CAMPANHA


O BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME, de que poderão saber informações se clicarem no link a azul, promoverá no próximo fim de semana uma campanha de recolha de alimentos.
POR FAVOR COLABOREM.
Este post será um post saltitão, mantendo-se em destaque até Domingo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

METEOROLOGIA

Portugal e mais 20 países euroepus criaram o novo sistema único de alerta meteorológico.

O site do METEOLARM tem versão portuguesa e apresenta informação pormenorizada sobre o estado geral do tempo e eventuais avisos de alerta.

Com as anunciadas alterações climáticas, que poderão trazer mais tempestades, inundações e desastes naturais o METEOLARM apresenta-se como um meio útil para obter previsão meteorológica em 17 línguas, incluindo o Português.

Emite alertas para o próprio dia ou para o dia seguinte e faculta informação generalizada sobre temperaturas máximas e mínimas, precipitação, neve, vento, trovoada, nevoeiro, agitação marítima, fogos florestais, avalanches, etc.

Cliquem nas cores verde ou amarela pode ser que não se precise de chegar à vermelha.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Forno Solar

Todas as nossas actividades são reguladas por entradas e saídas de energia. A obtenção desta por meios naturais e inesgotáveis e a sua conservação é hoje um desafio primordial.

Um forno solar usa a energia do sol para aquecer e ferver água ou outro líquido, cozinhar uma refeição completa, desidratar frutos e vegetais, secar objectos.


Forno solar construído com maior parte dos materiais reciclados:
  • Cartão para a caixa e reflectores;
  • Chapa usada de offset para os reflectores;
  • Papel de alumínio para revestimento das paredes interiores;
  • Isolamento das paredes da caixa em palha do campo;
  • Revestimento exterior a papel de jornal, cola de madeira e tinta de água branca;
  • Como materiais adquiridos, a chapa preta, o vidro temperado e a fita isolante transparente para as junções.

O que acontece com um forno solar:

Cozinham os alimentos lentamente conservando as propriedades nutricionais e energéticas;

Muito reduzida libertação de vapores dos tachos para o exterior conservando assim o sabor dos alimentos, sendo estes muito intensos;

Os alimentos cozinhados não se queimam mesmo que estejam várias horas dentro do tacho;

Não há qualquer chama;

Não há qualquer gasto energético convencional, somente é usada a inesgotável luz do sol inteiramente gratuita

E ainda fica com o seu tempo livre para outras actividades......

fc