Mostrar mensagens com a etiqueta responsabilidade social. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta responsabilidade social. Mostrar todas as mensagens

sábado, 23 de janeiro de 2010

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Agentes da PSP levam bolo e parabéns a idosa de 91 anos


Polícia de proximidade apoiou macaense radicada em Viana que vivia quase na miséria


"Podiam ter dito alguma coisa e eu vestia alguma coisa melhor", exclamava, surpreendida, Alzira Amorim, de 91 anos, festejados ontem com um bolo de aniversário, oferta dos agentes da PSP. "Nem acredito", repetia insistentemente, com um sorriso estampando no rosto esta macaense radicada em Portugal há mais de 30 anos e que tem nos agentes do programa "Polícia do Meu Bairro" de Viana do Castelo os principais companheiros. Os mesmos que há dois anos, numa ronda próxima da sua casa se depararam com um cenário "quase critico"."Eram ratos mortos, pulgas a saírem pela camisola. Parece que ninguém queria saber da senhora e nem família directa tem", explicou ao DN o agente Fernando Couto. "São meus amigos, visitam-me todas as semanas", afirma, satisfeita, a idosa. "Tia Alzira", como é carinhosamente pelos agentes da PSP, nasceu em Macau a 6 de Janeiro de 1918 e com apenas 16 anos casou com um vianense radicado naquela antiga colónia portuguesa. "Chegou a subchefe da polícia de Macau", conta, orgulhosa. Depois de uma vida como comerciante, em 1976 "por coisas da vida" muda-se para a terra do marido que entretanto morre e fica enterrado em Viana do Castelo. "Unidos na vida, unidos na morte", diz Alzira, assumindo que enquanto for viva quer manter-se próxima do local onde o marido está sepultado.Sem família directa, os anos foram passando por Alzira e, apesar da lucidez, o discernimento já não é o mesmo. "Pelo que nos mostrou tinha muitas posses, mas entretanto, vá lá saber-se porquê, tudo foi. Quando a encontramos estava numa situação quase miserável", explicou ao DN Fernando Couto."Passava muitas vezes por aqui e vi-a sempre à janela. Uma altura decidi ver se estava tudo bem e foi então que percebemos o que se estava a passar", contou. Sozinha, sem higiene e alguns bens de primeira necessidade, Alzira vivia em condições "pouco dignas". "Só para a desinfestação da casa foram precisos quatro dias. Apesar de sermos polícias, não podemos andar só atrás dos maus, também temos de tomar conta dos bons", assume. Alzira sobrevive hoje com uma pequena reforma, com o apoio de uma empregada e refeições fornecidas por uma instituição. Recusa ser internada num lar: "Adoro a minha liberdade e na minha casa sou a rainha." Ontem, pela primeira vez em vários anos, Alzira teve alguém a cantar-lhe os parabéns. "Fiquei muito emocionada", disse ao DN, enquanto comia uma fatia de bolo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

AQUECIMENTO GLOBAL

Vejam este vídeo da Quercus.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

100º POST - DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZONO

Li, num jornal, que se celebra hoje o Dia em título!
Provavelmente como eu, muitos não saberão!

O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.
Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações.

A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.
Tratou-se da mais significativa reacção internacional a descobertas divulgadas No final da década de 80 cientistas anunciavam a existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica e comecou-se a falar do “buraco do ozono”.
Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.
O Sol envia diariamente para a Terra a sua energia sob a forma de radiações. A camada de ozono, situada na estratosfera entre 10 a 50 quilómetros acima da Terra, absorve a radiação ultravioleta B, nociva para a saúde e o ambiente.
Cancros da pele, cataratas e enfraquecimento do sistema imunitário são alguns dos efeitos que pode causar no homem.
Além disso, a instabilidade da espessura da camada de ozono pode afectar os animais, os ecossistemas no mar e prejudicar a agricultura.
As previsões mais recentes indicam que os níveis de ozono na Primavera da Antárctida deverão começar a aumentar em 2010.
A protecção da camada de ozono passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos (por exemplo frigoríficos ou balcões frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores de incêndios, inaladores para asmáticos) onde ainda se utilizem substâncias nocivas .

Fonte: Pesquisa em vários sites

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

sábado, 12 de julho de 2008

Vergonhas


A imagem abaixo, mostra uma situação que já está resolvida.



Depois de alguns telefonemas meus e do empenho de uma agente da Polícia Municipal de Cascais, foi ultrapasado o problema.



O grave é que:

Não existem piquetes de urgência para roturas de água.

Ninguém fica com recados, porque não sabem a quem passá-los....

Não há contactos disponíveis de SOS para estes casos.

Valeu a boa vontade da Agente da PM, ao fim de 2 dias de reclamações.

(este tubo jorrou água 48 horas pelo menos....)



é ainda grave que:

Os moradores não tenham um mínimo de respeito por si próprios (veja-se o lixo)

e que vêm, ouvem e calam situações de perdas deste bem precioso: a água





Com uma atitude interveniente
Ganha o homem e o ambiente!






sexta-feira, 4 de julho de 2008

BUTE AÍ?

O Projecto BUTE - Bicicleta de Utilização Estudantil, é um projecto bom para a saúde e para o ambiente, dado o problema de mobilidade e dos tramsportes existentes nas cidades.
O Projecto criou rodas na Universidade do Minho (Braga e Guimarães) e estender-se-á, no próximo ano lectivo, a Aveiro, Porto e Lisboa ... e a custo zero, sendo este, sem dúvida, o seu elemento mais atractivo.
As bicicletas destinam-se a todo a população universitária e são atribuídas, gratuitamente, mediante a apresentação de uma candidatura nos serviços de acão social das universidades.
Este projecto é aplaudido -mas não é financiado- pelo Governo, sendo inteiramente suportado por publicidade.
No final do período de atribuição, válido por três anos, o utilizador pode comprar a bicicleta
pela módica quantia de 25 Euros.
As BUTE são fabricadas na China e montadas em Portugal, numa fábrica em Águeda.
Todos os componentes respeitam o meio ambiente e, algumas peças, resultam do aproveitamento de material reciclado.
Pode ser vista aqui mais informação sobre o projecto.

domingo, 29 de junho de 2008

Cuidar, reciclar - Um verdadeiro 2 em 1

Haja vontade, colaboração e imaginação!

Para os mais distraidos, sugiro que ampliem a foto e observem os cinzeiros....

segunda-feira, 23 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

sexta-feira, 6 de junho de 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

quarta-feira, 4 de junho de 2008

AMI - Reciclagem de Radiografias

13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias: 5 a 30 de Junho de 2008
A AMI realiza, desde 1996, anualmente a Campanha de Reciclagem de Radiografias.
Em semanas previamente anunciadas a AMI apela para que a população em geral contribua deixando as suas radiografias com mais de 5 anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico nos sacos disponíveis em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.
Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.
Ao participar está também a proteger o ambiente: reciclar as radiografias evita lixo e recupera um metal precioso.
Como vê, não só ajuda os outros como se ajuda a si próprio e aos seus filhos a preservar o planeta.
É graças ao apoio de ANF - Associação Nacional de Farmácias, Young&Rubicam, TNT e de

muitas outras entidades, a AMI consegue realizar esta campanha.


7º MANDAMENTO DA ECOCONDUÇÃO


terça-feira, 3 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008